Regulamento



REGULAMENTO DO   
V PRÊMIO CONTROVERSAS UFF DE JORNALISMO


1. Do objetivo do prêmio
O Prêmio Controversas tem por objetivo estimular a produção dos alunos dos cursos de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, e de Jornalismo da UFF. Os vencedores serão premiados em cerimônia realizada na 13ª edição do Controversas, em 7 de dezembro de 2017. 

2. Das Categorias e do tema
O concurso será composto por duas categorias; o tema é livre. 

2.1 Categoria Reportagem
As reportagens inscritas poderão ser produzidas nos seguintes formatos:
Reportagem para veículo impresso (participação individual ou em dupla)
Reportagem para veículo on-line (participação individual ou em dupla)
Reportagem para telejornal (participação individual ou em grupos de até seis integrantes)
Reportagem para rádio (participação individual ou em grupos de até seis integrantes)

2.2 Categoria Fotojornalismo
Fotografia jornalística (participação individual) 

3. Das condições de participação 
Qualquer aluno regularmente inscrito no curso de Comunicação Social da UFF, habilitação Jornalismo, ou no curso de Jornalismo, pode participar do concurso. Os alunos da habilitação Publicidade e de outros cursos que tiverem concluído ou estiverem cursando disciplinas de Jornalismo também poderão se inscrever. 

4. Da formatação dos trabalhos 

4.1 Categoria Reportagem
Reportagem para veículo impresso – Os textos deverão ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. A matéria poderá ter uma ou mais retrancas. O tamanho deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaços. A reportagem deve ser anexada em Word (arquivos .doc/.docx).
Reportagem para veículo on-line – O conteúdo deverá estar disponível em link. O formato é livre. O tamanho do texto deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaços.
Reportagem para telejornal – O conteúdo deverá estar disponível em link e ter, no máximo, 8 minutos de duração.
Reportagem para rádio – O conteúdo deverá estar disponível em link e ter, no máximo, 5 minutos de duração.  

4.2 Categoria Fotojornalismo
– Serão aceitas fotos únicas ou sequências de até 5 fotos, em formato JPEG, resolução mínima de 1500 X 2100 com 200 dpi. Os trabalhos devem vir acompanhados de fotolegendas de até 5 linhas. 

5. Da inscrição
Os interessados em concorrer ao prêmio deverão enviar o conteúdo e/ou os links correspondentes (conforme descrito no item 4 deste regulamento) para o endereço premiocontroversas@gmail.com.
Os inscritos receberão uma resposta por e-mail acusando o recebimento da reportagem ou informando eventuais problemas no envio.
Serão aceitos trabalhos de autoria individual ou realizados em grupo (conforme apontado no item 2 deste regulamento) produzidos especialmente para a premiação ou como objeto de avaliação em disciplinas do curso, desde que não sejam anteriores ao ano de 2016.  
Os trabalhos poderão ter sido publicados em veículos universitários, como “BITS Ciência” e “O Casarão”, entre outros, mas não em veículos comerciais. Não há obrigatoriedade de veiculação prévia.
No corpo da mensagem de inscrição, o aluno deverá, obrigatoriamente, incluir as seguintes informações: 1) nome completo, 2) período, 3) matrícula e 4) título do trabalho. No assunto, deverá constar a categoria do trabalho.
O aluno poderá inscrever até três matérias no concurso, individuais ou feitas coletivamente; o período de inscrição vai de 1º de outubro a 20 de novembro de 2017.
É vedada a participação de membros da comissão organizadora do V Prêmio Controversas. No entanto, alunos que participam da organização do XIII Controversas poderão inscrever-se.
Ao realizarem a inscrição e receberem a validação de sua participação no Prêmio, os participantes manifestam sua total concordância com este Regulamento. 

6. Da seleção
Os trabalhos serão selecionados por um júri constituído por profissionais do mercado (de jornalismo) convidados. Cada categoria terá uma banca diferente, formada por três componentes da área de referência. No caso da primeira categoria, os profissionais do júri terão experiência com diferentes formatos midiáticos citados no item 2 deste edital.
Serão desclassificados os trabalhos que contenham informações que não correspondam à realidade, que sejam fruto de plágio ou que tragam conteúdo que possa levar à materialização de preconceitos. Também serão desclassificados trabalhos em desconformidade com o item 5 do regulamento.
Em todas as reportagens inscritas, a comissão de avaliação levará em consideração os seguintes itens: originalidade e relevância do tema; qualidade da apuração; diversidade e relevância das fontes consultadas; qualidade do texto; as demais condições de participação estabelecidas.
Nas reportagens para rádio, será considerada ainda a qualidade e variedade de áudios utilizados. Nas reportagens de tevê, qualidade da estrutura narrativa e formal. Na web, será valorizado o uso dos recursos específicos para esta mídia, tais como recursos multimídia, interatividade, hipertextualidade e memória. Em fotografia, serão avaliados originalidade e relevância da pauta e qualidade técnica e artística da imagem, associados ao seu valor jornalístico e à pertinência da legenda. 

7. Da Comissão Organizadora
A promoção do Prêmio está sob a responsabilidade da Comissão Organizadora desta edição do Controversas, formada por alunos e professores do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo. 

8. Da premiação  
Os três primeiros colocados (individualmente ou em grupo) em cada categoria receberão um certificado emitido pelo Departamento de Comunicação Social e pela Coordenação de Jornalismo e um prêmio surpresa oferecido pela comissão organizadora, graças à contribuição de instituições apoiadoras.
Se o número de trabalhos inscritos for reduzido ou os trabalhos não atenderem aos padrões de exigência do júri, a comissão organizadora poderá premiar apenas o primeiro colocado ou até mesmo extinguir uma categoria.
A comissão avaliadora também poderá indicar trabalhos merecedores de menções honrosas. 

9. Das dúvidas e casos omissos
Eventuais dúvidas em relação ao Prêmio deverão ser enviadas ao endereço premiocontroversas@gmail.com, com cópia para larissamorais@uol.com.br. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.

 
Niterói, 25 de setembro de 2017.
A Comissão Organizadora

 

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