REGULAMENTO DO
V PRÊMIO CONTROVERSAS UFF DE JORNALISMO
1. Do objetivo do prêmio
O Prêmio
Controversas tem por objetivo estimular a produção dos alunos dos cursos de
Comunicação Social, habilitação Jornalismo, e de Jornalismo da UFF. Os
vencedores serão premiados em cerimônia realizada na 13ª edição do
Controversas, em 7 de dezembro de 2017.
2. Das Categorias e do tema
O concurso será composto por
duas categorias; o tema é livre.
2.1
Categoria Reportagem
As reportagens inscritas poderão
ser produzidas nos seguintes formatos:
– Reportagem para
veículo impresso (participação individual ou em dupla)
– Reportagem para
veículo on-line (participação individual ou em dupla)
– Reportagem para
telejornal (participação individual ou em grupos de até seis integrantes)
–Reportagem para
rádio (participação individual ou em grupos de até seis integrantes)
2.2 Categoria Fotojornalismo
– Fotografia jornalística
(participação individual)
3. Das condições de
participação
Qualquer aluno regularmente
inscrito no curso de Comunicação Social da UFF, habilitação Jornalismo, ou no
curso de Jornalismo, pode participar do concurso. Os alunos da habilitação
Publicidade e de outros cursos que tiverem concluído ou estiverem cursando
disciplinas de Jornalismo também poderão se inscrever.
4. Da formatação dos trabalhos
4.1 Categoria Reportagem
– Reportagem para veículo
impresso – Os textos deverão ser formatados em fonte Times New Roman,
tamanho 12 e espaçamento 1,5. A matéria poderá ter uma ou mais retrancas. O
tamanho deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaços. A reportagem
deve ser anexada em Word (arquivos .doc/.docx).
– Reportagem para
veículo on-line – O conteúdo deverá estar disponível em link. O formato é
livre. O tamanho do texto deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com
espaços.
– Reportagem para
telejornal – O conteúdo deverá estar disponível em link e ter, no máximo, 8
minutos de duração.
– Reportagem para
rádio – O conteúdo deverá estar disponível em link e ter, no máximo, 5
minutos de duração.
4.2 Categoria Fotojornalismo
– Serão aceitas fotos únicas ou
sequências de até 5 fotos, em formato JPEG, resolução mínima de 1500 X 2100 com
200 dpi. Os trabalhos devem vir acompanhados de fotolegendas de até 5
linhas.
5. Da inscrição
Os interessados em concorrer ao
prêmio deverão enviar o conteúdo e/ou os links correspondentes (conforme
descrito no item 4 deste regulamento) para o endereço
premiocontroversas@gmail.com.
Os inscritos receberão uma
resposta por e-mail acusando o recebimento da reportagem ou informando
eventuais problemas no envio.
Serão aceitos trabalhos de
autoria individual ou realizados em grupo (conforme apontado no item 2 deste
regulamento) produzidos especialmente para a premiação ou como objeto de
avaliação em disciplinas do curso, desde que não sejam anteriores ao ano de
2016.
Os trabalhos poderão ter sido
publicados em veículos universitários, como “BITS Ciência” e “O Casarão”, entre
outros, mas não em veículos comerciais. Não há obrigatoriedade de veiculação
prévia.
No corpo da mensagem de
inscrição, o aluno deverá, obrigatoriamente, incluir as seguintes informações:
1) nome completo, 2) período, 3) matrícula e 4) título do trabalho. No assunto,
deverá constar a categoria do trabalho.
O aluno poderá inscrever até
três matérias no concurso, individuais ou feitas coletivamente; o período de
inscrição vai de 1º de outubro a 20 de novembro de 2017.
É vedada a participação de
membros da comissão organizadora do V Prêmio Controversas. No entanto, alunos
que participam da organização do XIII Controversas poderão inscrever-se.
Ao realizarem a inscrição e
receberem a validação de sua participação no Prêmio, os participantes
manifestam sua total concordância com este Regulamento.
6. Da seleção
Os trabalhos serão selecionados
por um júri constituído por profissionais do mercado (de jornalismo)
convidados. Cada categoria terá uma banca diferente, formada por três
componentes da área de referência. No caso da primeira categoria, os
profissionais do júri terão experiência com diferentes formatos midiáticos
citados no item 2 deste edital.
Serão desclassificados os
trabalhos que contenham informações que não correspondam à realidade, que sejam
fruto de plágio ou que tragam conteúdo que possa levar à materialização de
preconceitos. Também serão desclassificados trabalhos em desconformidade com o
item 5 do regulamento.
Em todas as reportagens
inscritas, a comissão de avaliação levará em consideração os seguintes itens:
originalidade e relevância do tema; qualidade da apuração; diversidade e
relevância das fontes consultadas; qualidade do texto; as demais condições de
participação estabelecidas.
Nas reportagens para rádio, será
considerada ainda a qualidade e variedade de áudios utilizados. Nas reportagens
de tevê, qualidade da estrutura narrativa e formal. Na web, será valorizado o
uso dos recursos específicos para esta mídia, tais como recursos multimídia,
interatividade, hipertextualidade e memória. Em fotografia, serão avaliados
originalidade e relevância da pauta e qualidade técnica e artística da imagem,
associados ao seu valor jornalístico e à pertinência da legenda.
7. Da Comissão Organizadora
A promoção do Prêmio está sob a
responsabilidade da Comissão Organizadora desta edição do Controversas, formada
por alunos e professores do Departamento de Comunicação
Social/Jornalismo.
8. Da premiação
Os três primeiros colocados
(individualmente ou em grupo) em cada categoria receberão um certificado
emitido pelo Departamento de Comunicação Social e pela Coordenação de
Jornalismo e um prêmio surpresa oferecido pela comissão organizadora,
graças à contribuição de instituições apoiadoras.
Se o número de trabalhos
inscritos for reduzido ou os trabalhos não atenderem aos padrões de exigência
do júri, a comissão organizadora poderá premiar apenas o primeiro colocado ou
até mesmo extinguir uma categoria.
A comissão avaliadora também
poderá indicar trabalhos merecedores de menções honrosas.
9. Das dúvidas e casos omissos
Eventuais dúvidas em relação ao
Prêmio deverão ser enviadas ao endereço premiocontroversas@gmail.com, com cópia
para larissamorais@uol.com.br. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão
organizadora.
Niterói,
25 de setembro de 2017.
A Comissão Organizadora
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